por
 em Destaque, Itapoá
Conselho de Representantes reuniu-se ontem e discutiu diversos assuntos de interesse de toda a categoria I Foto: Aline Seitenfus

Conselho de Representantes reuniu-se ontem e discutiu diversos assuntos de interesse de toda a categoria I Foto: Aline Seitenfus

Na tarde de ontem (18/5), o Conselho de Representantes por Local de Trabalho de Itapoá reuniu-se na Câmara de Vereadores. Foram discutidas a Marcha a Brasília e a Campanha Salarial 2017. Os servidores também aproveitaram o momento para discorrer sobre diversas dúvidas da categoria, como por exemplo a hora-atividade.

Marcha a Brasília

A ocupação de Brasília, em 24 de maio, é uma chamada das centrais sindicais contra as reformas impostas pelo governo Temer. O Sinsej está disponibilizando ônibus para quem quiser participar do protesto. O presidente do sindicato, Ulrich Beathalter, falou novamente da necessidade de construção de uma greve geral: “esse tipo de ação deveria vir casada com a greve geral no país, deixando assim os trabalhadores livres para participarem”.

Os servidores que desejarem participar devem informar seu nome e número do RG até hoje (19/5) através do (47) 34336966.

Campanha Salarial

Ulrich repassou aos representantes o resultado da primeira reunião de negociação entre sindicato e Prefeitura, que ocorreu na terça (16/5). Houve avanço somente na reposição da inflação – de 3,99% – e 10% de reajuste no vale-alimentação – arredondado para R$ 400. Nos demais pontos, o governo deu respostas evasivas ou negativas.

Foi relatada ainda aos representantes a dificuldade de iniciar as negociações com o governo. No dia 24 de março foi protocolada na Prefeitura a Pauta de Reivindicações. Dois meses depois o prefeito, David Neuber, aceitou receber o Sinsej – mas somente após sofrer pressão da categoria que deflagrou estado de greve. Os conselheiros têm a tarefa de voltarem aos locais de trabalho e preparar a categoria para a próxima assembleia, que poderá decidir pela deflagração da greve geral. Além do ganho real, os trabalhadores esperam do governo avanços nos demais pontos da pauta, como no PCCS.

Assembleia dia 23

No dia 23 os servidores participam de assembleia, às 19 horas, na Câmara de Vereadores. A participação de toda a categoria é fundamental para avançar nas reivindicações. “Os trabalhadores de Itapoá já deram diversas vezes demonstrações de sua capacidade para a luta. Esse é novamente o momento de se unir para o embate na conquista de direitos”, disse Ulrich.

Deixe um comentário