por
 em Joinville

O Sinsej, ao lado do Movimento Mulheres pelo Socialismo, convida os servidores e a comunidade para discutir a falta de vagas nos CEIs de Joinville, bem como as condições de trabalho no setor. A atividade acontecerá no dia 6 de junho, às 19 horas.

A educação infantil é um direito de todas as crianças e está intimamente ligado aos direitos da mulher. Isso porque, na sociedade em que vivemos, ainda costuma ser da figura feminina a responsabilidade do cuidado e da educação dos filhos. Quando o direito das crianças aos CEIs não é garantido, também está sendo negada a possibilidade de a mulher trabalhar, estudar, ter acesso à cultura e viver socialmente.

A fila de espera para vagas em CEIs em Joinville é de aproximadamente 6 mil crianças (dados de abril de 2018). O governo, ao invés de resolver o problema com a construção de mais unidades públicas, contratação de profissionais e investimentos em melhorias de condições de trabalho para os servidores, prefere dar dinheiro à iniciativa privada.
Em 2016 e 2017 foram gastos cerca de R$ 16 milhões por ano com a compra de vagas em instituições privadas – medida que não resolveu o problema por completo. Se esse dinheiro fosse investido na construção de CEIs públicos e contratação de mais servidores, em pouco tempo a fila de espera seria zerada. Além disso, atrasos em obras de sete CEIs, iniciadas entre 2014 e 2016, custaram mais de R$ 2,2 milhões, valor suficiente para a construção de mais um CEI.

Venha lutar contra este absurdo. Participe da atividade!

Deixe um comentário