por
 em Joinville
Parabéns a estes servidores tão importantes para a comunidade | Foto: Aline Seitenfus

Parabéns a estes servidores tão importantes para a comunidade | Foto: Aline Seitenfus

Os servidores de Joinville são exemplos de dedicação ao que fazem. Em cada canto da cidade encontramos um trabalhador da Prefeitura, compromissado com o atendimento à população. Eles se esforçam e muitas vezes realizam muito mais do que deveriam, por amor à profissão e ao ser humano. É o que se vê nos Centros de Educação Infantil (CEIs) do município. O cuidado e o carinho que crianças e bebês recebem todos os dias desses servidores colaboram no desenvolvimento e no aprendizado.

Cada unidade tem sua história, seus projetos e rotina. Todos os dias educadores e auxiliares preparam aulas e se empenham na criatividade para cativar os pequenos. Eles estudam, desenvolvem projetos e lutam a cada dia para manter funcionando o seu local. Muitas das vezes precisam enfrentar chefias e lidar com o assédio moral desgastante. Sem contar que há falta de livros para as crianças, brinquedos e até materiais de higiene.

O acúmulo de funções, infelizmente, também é uma realidade no serviço público de Joinville, que o sindicato, ao lado dos trabalhadores, tem lutado diariamente para combater. A abertura de mais concursos públicos é uma necessidade que o governo tem negligenciado há anos. Além da não contratação, há um esforço para precarizar os serviços, abrindo portas para a terceirização e a privatização.

São inúmeras as dificuldades enfrentadas por esses servidores, que mesmo assim continuam lutando firmes e fortes pelo serviço público. A educação infantil, além de ser um direito de todas as crianças, está ligada aos direitos da mulher. Isso porque, na sociedade atual, ainda é costume ser de responsabilidade da figura feminina o cuidado e a educação dos filhos. Quando esse direito é negado, a mulher é impedida de trabalhar, estudar, ter acesso à cultura e viver socialmente.

É isso que faz desses profissionais tão essenciais.

Parabéns, servidores dos CEIs. A luta continua.

Assista ao vídeo de homenagem que o Sinsej preparou para os servidores no dia 28 de outubro deste ano.

Deixe um comentário